sábado, 3 de agosto de 2019

É criado em Pelotas o Fórum em Defesa da Democracia Ambiental

Representantes de entidades públicas, Organizações da Sociedade Civil – OSC’s e cidadãos reuniram-se para buscar garantir, de forma mutua e cooperada, uma maior participação da sociedade civil na construção e execução das políticas públicas socioambientais, visando o seu aperfeiçoamento e a consolidação.

No dia 26 de junho de 2019, durante a realização da Audiência Pública chamada pela Comissão de Meio Ambiente da Câmara de Vereadores de Pelotas, instituições com ampla experiência teórica e pratica na gestão ambiental constituíram o Fórum Em Defesa da Democracia Ambiental (FDAM), em Pelotas/RS, um espaço democrático e aberto a qualquer entidade pública ou privada dispostas a fazer a diferença e construir um futuro ecologicamente sadio para as presentes e futuras gerações. 

Um dos objetivos do FDAM é monitorar e ampliar a participação e a aplicação dos meios e canais existentes de participação social na política ambiental, além de colaborar aportando subsídios técnicos e políticos, para aprofundamento do debate, com base nos preceitos da ‘‘Constituição Federal de 88, tratados internacionais e legislação pátria’’. 

Outra preocupação deste Fórum refere-se ao Direito de qualquer cidadão ter acesso às informações ambientais e de como o dinheiro público vem sendo investido e aplicado nas políticas ambientais, a exemplo dos Fundos Municipais e Estaduais de Meio Ambiente. 

O FDAM tem como princípio a defensa da mais ampla participação da sociedade civil e de instituições públicas dos três níveis governamentais (União, Estado e Município) nos Conselhos de Políticas Públicas Socioambientais, bem como demais instâncias e coletivos ambientais afins. 

Participam do FDAM instituições diversas como a UFPel, o IFSul - Campus Pelotas, a EMBRAPA, a Câmara de Vereadores, o CEA - Centro de Estudos Ambientas, a Associação de Consumidores Bem da Terra, o Sindicato dos Bancários, o Sindicado dos Municipários (SIMP), a Associação dos Servidores da UFPel (ASUFPel), o Instituto Mario Alves (IMA), o Sindicato dos Trabalhadores da Industria da Alimentação (STICAP), a Direção da FAUrb/UFPel, o Coletivo Alicerce e a Associação Hip-Hop Pelotas, sendo o mesmo aberto a todo e qualquer cidadão, movimento social e/ou instituição que apoie a consolidação e o aprofundamento da Democracia Ambiental. 

Faça parte do Fórum em Defesa da Democracia Ambiental e colabore com a proteção ambiental e a construção de um mundo melhor para a atual e as futuras gerações. Reunimo-nos todas as últimas quintas-feiras do mês. 

www.fdampelotas.blogspot.com 

www.facebook.com/Fórum-em-Defesa-da-Democracia-Ambiental

fdampelotas@gmail.com
























Nenhum comentário:

Postar um comentário